Coceira! Se este sintoma irrita a gente, imagine neles!

Diariamente, aqui na clínica, atendemos animais com um sintoma bem chato para nossos amiguinhos: Coceira! Se este sintoma irrita a gente, imagine neles!!!!! Mas afinal, o que pode causar coceira?

Esta é uma resposta bem complexa, já que muitas coisas podem levar a este sintoma.

Uma coisa simples e muito importante  é  investigar a presença de pulgas, carrapatos e outros parasitas de pele, como as sarnas e piolhos, por exemplo.

Geralmente, parasitas da pele já causam coceiras apenas pelo fato de se locomoverem no animal; mas a pulga, por exemplo, pode causar uma coceira muito intensa em alguns animais, isso porque há  animais que possuem alergia da saliva da pulga!!!! Esta alergia leva a uma coceira muito irritante, a ponto de o animal se ferir até sangrar! Os animais alérgicos a pulgas, coçam se forma diferente daquele animal que apenas apresenta pulgas. É importante prevenir frequentemente ectoparasitas mesmo que você não os veja. Uma pulga, por exemplo, pode subir no animal, picá-lo e sair do seu corpo. Assim, é comum observar alergias de pulgas sem observar tal parasita.

Mas não são apenas os parasitas que podem causar tanta coceira! Você sabia que um simples pedacinho de frango pode levar a uma coceira de enlouquecer?! Sim, isso pode ocorrer porque alguns animais podem apresentar alergias alimentares! Geralmente esta alergia é causada por alguma proteína ingerida, e isso pode ocorrer mesmo que seu animalzinho coma apenas ração. Nestes casos, quando há a suspeita de alergia alimentar, um veterinário deve lhe passar orientações para uma dieta hipoalergênica.

Além de alimentação e ectoparasitas, seu animal ainda pode ter um problema de pele que leva a alergia a várias coisas: produtos de limpeza, pólen, produtos usados no banho, perfumes, sua maquiagem e etc…. Isso pode acontecer porque estes animais tem uma deficiência de uma proteção na pele…. Nestes casos, o tratamento é muito complexo e não existe cura, apenas controle…..

A pele do seu animal também pode coçar caso ele apresente infecções por fungos e bactérias. Isso pode acontecer quando ele toma banho ou chuva e fica molhado ou não o secam corretamente. A pele úmida, associada com o calor do corpo, pode desenvolver uma infecção e começar a coçar.

Há, também, causas de coceira que não se limitam a problemas com a pele propriamente dita, e sim problemas que tem como sintomas, coceiras. Nestes casos podemos citar doenças auto-imunes, problemas endócrinos, problemas psicológicos (ansiedade, solidão e etc), entre outros.

É importante saber que toda coceira que não é tratada rapidamente, pode se prolongar e levar a formação de feridas, o que faz o problema ficar ainda pior… Também é importante identificar o que é coceira! A coceira não é apenas “bater” as patinhas contra o corpo. Raspar o corpo contra móveis, paredes o u chão e lamber regiões do corpo também podem significar coceira.

Bem, como vocês viram, as coceiras podem ter muitas causas, por isso é muito importante não tentar medicar sem o auxilio de um veterinário. Seu veterinário é a pessoa mais indicada para ajudar seu animalzinho da forma  mais correta!!!

 

Referência: Tratado de medicina externa – Dermatologia veterinária. Larsson e Lucas, 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *