Airedale Terrier

Independente, inteligente e teimoso, o Airedale é uma figurinha que vai fazer você rir. Ele adora cavar buracos e ele mesmo escolhe seu próprio material para enterrar. É ativo e muito amoroso com sua família.

É chamado por seus fãs de “o rei dos terries”, o Airedale possivelmente é o mais esperto na turma dos terries – uma qualidade que pode influenciar na sua aceitação como animal de estimação se os donos não estiverem prontos para as vezes serem enganados por um cachorro. Felizmente ele é um “diabinho” muito lindo e igualmente inteligente, tem charme suficiente para compensar uma certa tendência a teimosia.

Também considerado um bom cão de guarda, o Airedale Terrier foi originalmente criado por operários da pequena cidade de Leeds, situada às margens do rio Aire, em Yorkshire, Inglaterra. A raça foi criada a partir do cruzamento entre o antigo Terrier Preto e Castanho, hoje conhecido como Welsh Terrier, e o Otterhound. O Kennel Clube Inglês reconheceu formalmente a raça Airedale Terrier em 1886.

Seus olhares inteligentes e boas maneiras ganhou um lugar como um cão policial e de estimação da família, e ainda hoje desempenha esses os papéis. Após a Primeira Guerra Mundial, no entanto, sua popularidade diminuiu, e hoje a sua reputação é maior do que os seus números.

Seu pelo é lindo tem duas camadas: uma camada externa, que é densa e aramada, e uma camada interna, que é curta e macia. A maioria dos Airedales Terriers têm uma combinação bem específica na cor do pelo: a maioria é de uma linda tonalidade de castanho (orelhas, pernas, cabeça, barriga, e, ocasionalmente, os ombros), atrás e nas laterais superiores é preto ou grisalho (preto misturado com cinza e branco). Às vezes há um pontilhado de vermelho no preto e uma pequena estrela branca no peito.

A altura em média desses animais vai varia entre 56 à 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha. O peso dos exemplares da raça Airedale Terrier fica em torno dos 20 kg.

Não se surpreenda, o Airedale é um excelente cão de guarda. Ele irá proteger sua família de intrusos com lealdade, ferocidade e valentia. No entanto, ele é amigável quando você tiver convidados em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *